quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO

O Tem Cartão Modelo? deseja a todos os leitores e visitantes um 2010 em

GRANDE*!!




* Para vocês um ano 2010 cheio de paz, amor, saúde, felicidade... e compras!! Compras, pois claro, que isto é um blog do Modelo.
Para nós (administradores) um ano 2010 cheio de histórias e acontecimentos maravilhosos, engraçados e parvos para contar aqui e assim este blog continuar por muito tempo.
FELIZ ANO NOVO

domingo, 27 de dezembro de 2009

Resolução de Ano Novo

No dia 24 de Dezembro saí do Modelo às 18.35h.
Não foi mau de todo, podia ser pior.
Mas para o ano vamos tentar fazer melhor, vamos?? Nada de entrar no Modelo às 17.57, nem embrulhos às 18.25, para ver se conseguimos sair mesmo às 18:15, está bem??
Pode até ser uma resolução de ano novo:
"Este ano não vou deixar as compras de Natal para a última."

Pensem nisso!!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL

O Tem Cartão Modelo? deseja a todos os leitores e visitantes um
NATAL PERFEITO*

* Feliz? Bom? Qual quê?? PERFEITO é o que é, que por estas bandas não se faz por menos. Mas SEM compras de última hora. Que logo, às 18:15h quero estar a sair do Modelo, está bem??
Não me "obriguem" a ter que vir aqui apagar estes votos puros e sinceros, cheios de espírito natalício e rogar-vos uma pragazinha (pequenina porque é Natal). Estamos combinados?

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Compras de última hora

Não gosto de compras de última hora, não gosto, por isso também não as faço. Mas atendo quem faz e pasmem-se, é MUITA gente. E eu não consigo entender como conseguem deixar tudo para a última, quando já não há nada para escolher e que têm que ficar com o que há.
Não percebo, não entra nesta minha cabecinha, não dá.
E depois queixam-se que, não há lugar para estacionar no parque às 4 da tarde numa quarta-feira, já não há brinquedos de jeito, o produto com desconto está esgotado, não há ovos para fazer bolos, há filas mesmo com as 12 caixas abertas, está uma confusão nos embrulhos. Pudera, vêm todos na última hora, habilitam-se a estas situações. E para ser franca, não tenho pena nenhuma.
O que os clientes pensam?? "Ah e tal vou ao Modelo no dia 23 fazer as minhas compras de Natal, porque ninguém deve ser como eu e deixa tudo para a última." Pois, o problema é que pensam todos* da mesma forma e depois dá na confusão que se vê.
É que é isto todos os anos e não aprendem!!!

E eu nem quero pensar como será amanhã, dia 24, vai ser bonito vai.
*Todos os que fazem compras de última hora

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Paciência

Será que se pode ir à Farmácia comprar paciência como nos anúncios das Farmácias Portuguesas? É que às vezes faz-nos tanta falta!!

Cliente com a neta no carrinho, que ainda não tem 1 ano, dirige-se ao Balcão de Informação:
Cliente: "Ó menina, não tem aquele catálogo dos brinquedos com a Popota?"
Eu: "Não, de momento não temos."
Cliente: "Ahh, está bem então. Obrigada."
Eu: "De nada :D"

Cliente já a entrar na loja, volta para trás.

Cliente: "Mas, não tem assim nenhum de sobra?? Nem que seja usado, não importa."
Eu: "Pois, mas não temos mesmo. Nenhum. Nem para nós que até precisamos dele para confirmar se temos certos brinquedos."
Cliente: "Ahh, deixe lá, paciência."
Eu: " :D"

Cliente volta a entrar na loja, e passados 10 minutos volta ao balcão.

Cliente: "Olhe menina, não tem nada com a imagem da Popota, já que não tem o catálogo?"
Eu: "Bem, só se for o papel de embrulho, de resto não temos mais nada."
Cliente: "Não, não serve a imagem é muito pequena. Sabe é para esta minha neta que está sempre a pedir a Popota. Já sei que vou ter berreiro de noite."
Olho para a menina, que está feliz da vida e parece que nem sabe da existência da Popota.
Cliente: "Então não tem mesmo nada??"
Eu: "É como eu já lhe disse [MILHENTAS VEZES] não temos mesmo."
Cliente: "Está bem, então vou lá dentro procurar a Kitty que a minha neta até gosta mais"
Eu: " :)"

Agora digam-me lá o que se faz a clientes assim?? Hã??

domingo, 13 de dezembro de 2009

A sério??

Ontem no balcão de informação apareceu uma cliente que queria acumular uma compra que tinha feito no dia anterior sem o Cartão Modelo. Pois, que fez muito bem dirigir-se ao balcão de informação porque é lá que se acumula os descontos e os talões da compra quando não se usa o Cartão Modelo na hora da compra.
A cliente entregou-me o talão e o cartão e entrei no sistema do Cartão Modelo. Como temos que confirmar se o cartão pertence mesmo à pessoa que está na posse dele, perguntei em que nome o cartão estava.
Ao que a cliente responde: "Está em meu nome." [a sério, não me diga. Tem a certeza?? Olhe que não, deve estar no meu]

Tento não me rir com a resposta da cliente e olho para ela com um sorriso SONAE, é então que a senhora se apercebe do que disse e responde: "Ahh, Ângela "não sei das quantas".
Eu confirmo, acumulo o talão e entrego o Cartão Modelo à cliente que vai à vidinha dela.
Enquanto vejo a cliente a ir embora fico a pensar, maravilhada, como é bom termos situações destas* para eu colocar aqui.

*E não, não são tão raras quanto isso.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Toma lá e embrulha...

Eu gosto de fazer embrulhos, a sério. Acho giro, por isso gosto de estar na nossa "barraquinha de embrulhos" a embrulhar e a fazer lacinhos. Mas até nos embrulhos nos acontecem situações fora do comum.
Embrulhamos de tudo e não estou só a falar dos brinquedos, perfumes, livros, conjuntos de maquilhagem, vinhos, whisky's, bombons, chocolatinhos e afins.
Os nossos clientes são a criatividade em pessoa, aparecem com as coisas mais incríveis para embrulhar desde bacalhau (embrulhar um bacalhau inteiro é do melhor), queijos, enchidos, uns frutos secos, desodorizantes, gel de barbear, talheres de salada, pilhas (e não, não é para acompanhar os brinquedos) uns pacotinhos de bolachas também fica sempre bem e uma lista que nunca mais acaba.
Sei muito bem que, cada um oferece o quer, pode ou apetece, mas às vezes aparece cada coisa mais estranha que ficamos na dúvida se é para embrulhar ou se estão a brincar connosco.
Ou então aparecem coisas muito fáceis para embrulhar como... sei lá... tipo... bicicletas. Isto é uma coisinha para demorar um tempo indeterminado, já que a probabilidade do embrulho rasgar mesmo no fim é muita e temos que embrulhar de novo ou fazer lindos remendos. Ou pedem-nos para juntar várias coisas no mesmo embrulho, não seria mais giro dar vários presentes, em vez de um com várias coisas lá dentro?? Eu preferia vários, mas isto sou eu que sou esquisita.
Mas pronto, os clientes pedem, nós embrulhamos e... até é Natal*.

* Mesmo que não seja, nós embrulhamos na mesma.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Passar dos limites

Quando existem aquelas promoções de artigos com 50% de desconto em Cartão Modelo é frequente esses artigos terem limite de quantidade por cliente. Nós até podemos não saber se esses artigos têm limite ou não, mas o próprio POS (caixa) avisa se a venda está limitada ou não.
Mas há sempre aqueles clientes que não vêem os avisos, fingem que não vêem ou não querem mesmo ver.
Quando os clientes levam uma quantidade superior ao limite, dizemos que a venda está limitada e só podem levar "X" e a maior parte das vezes os clientes entendem, pedem desculpa por não ter visto o aviso e só levam a quantidade permitida. No entanto há sempre aqueles que armam um escândalo, que isto não tem jeito nenhum e que não tinha nada que ser assim, e por mais que expliquemos o porquê, que existe um decreto-lei* que permitem os supermercados fazer isso eles não entendem. E depois ainda há aqueles que sabem que os artigos têm limite mas ainda assim arranjam mil artimanhas para conseguirem levar o que querem. Levam a quantidade permitida e depois vão ao carro levar as compras e voltam a entrar e registam as compras noutra caixa. Obviamente que nós (caixas) não podemos fazer nada quanto a isso, a não ser avisar os chefes que o "X" cliente voltou a entrar para estarem de olho e ver o que ele leva. A segunda vez ainda passa a terceira já é mais difícil.
A coisa que mais me enerva é que pensam que podem fazer de nós totós, pensam que andamos a dormir.
Até podemos não conseguir evitar totalmente estas coisas. Mas a dormir?? Tss tss tss, não andámos.

*Procurei o decreto-lei mas não encontrei. Entretanto se encontrar colocarei aqui!!

sábado, 28 de novembro de 2009

Pressa a mais!

image Juro que por vezes quase que ardo devido a certas atitudes de certos clientes!

HEY! Já temos a nossa vida bem complicada por isso não tentem complica-la ainda mais! É que isto de ter um atendimento exemplar tem que se lhe diga!

Continuando… Hoje devido a um lapso meu bloqueei a minha caixa e era necessário o cartão de supervisor para a “desbloquear”. Ainda para mais em “hora de ponta” no Modelo e com filas já a fazer caracol…

Em cerca de quatro minutos aconteceu o seguinte:

Desculpei-me à cliente que estava a atender, visto que devido à confusão a supervisora estava a demorar um pouco mais do que o normal para chegar até mim…

Acontece que a cliente seguinte, mesmo muito arrogante, berra:

-Não dá para passar as minhas compras, assim nunca mais vou embora!

(A cliente que estava a ser atendida olha para o marido e faz aquela cara do “o que raio é que esta quer”)

Como sabia que estava a fazer a cliente esperar desculpei-me e expliquei que a caixa estava mesmo bloqueada e que nada podia fazer até a supervisora chegar. E continuou ela a resmungar para os botões.

10 segundos seguintes:

A supervisora chega, desbloqueia a caixa, a cliente insere o cartão para efectuar o pagamento.

O impossível acontece…

trr

trrrrr

trrrrrrrrr

trrrrrrrrrrrr

A cliente que resmungou vira-se para mim e diz:

-Espere só um bocadinho que eu vou ali buscar um detergente!

*o queixo cai-me aos pés*

Obviamente os clientes que estavam perto e ouviram o nano-mini-micro escândalo não pouparam nos risos e a cliente que estava a ser atendida diz:

-Tanta coisa, tanta coisa, e agora vai ser ela que vai fazer esperar o cliente seguinte!

 

______

Digam lá! Não é de pegar fogo aos cabelos?

A planta estragada!

image Sem dúvida, casos insólitos nunca vão deixar de acontecer!
Pois imaginem este cenário:
Balcão de informação + supervisora + repositora do bazar (no computador a fazer o seu trabalho) + “velinha-muito-chique-e-chatinha” (vocês sabem…)
Nisto aparece uma senhora toda “emperuada” e mal disposta no balcão, com uma planta e diz muito severamente:

-MENINA! Já viu esta planta, está toda dura, a terra está dura, as folhas estão duras, isto não tem jeito nenhum!
A supervisora muito espantada vira-se para a colega do bazar, que já olhava de canto para a senhora, e pergunta:
-Sabes qual é o problema da planta?
E ela responde sem deslocar os olhos do ecrã do PC , num trejeito de piada:
-Sei! É artificial!

Resta dizer que após isto a senhora meteu toda a sua “peruísse” no bolso e se tivesse um buraquinho bem pequeno para se enfiar, provavelmente enfiava-se! :D
Coisas do Modelo…

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Banco Alimentar Contra a Fome

Recolha de alimentos - Banco Alimentar Contra a Fome - 28 e 29 de Novembro

"Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos."

No "meu" Modelo há duas semanas, houve uma outra recolha de
alimentos, mas essa foi a nível local por parte dos Escuteiros.
Espero que não seja uma razão para deixarem de contribuir com esta nova campanha.

Vá, vou acreditar no lado bom das pessoas. O Natal até está a chegar e as pessoas estão a transbordar de espírito natalício, óbvio que a campanha vai ser um sucesso.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

#$"%& de perguntas

"Ó menina a caixa está a funcionar?"
[É claro que não, eu só estou aqui para dizer que a caixa está avariada]

"Ó menina porque é que o meu cartão não dá (aparece não autorizado)?"
[O cartão é seu e eu é que tenho que saber? (tenho uma pequena ideia do porquê, não posso é dizer)]

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Clientes modelo

Eu sei que faço muitas vezes observações menos boas* sobre os clientes que passam pelo "meu" Modelo.
Mas também sou a primeira a elogiar os clientes fofinhos e simpáticos que temos, pois é verdade, também temos desses. Eu sei que não escrevo muito sobre eles, mas não são assim tão raros.
E ontem tivemos um** cliente desses, ou melhor, uma cliente.
Já faltava pouco para fechar e a senhora vai à caixa da colega que estava atrás de mim. A minha colega está a registar as compras e passa uma caixa de chocolates After Eight, como ela que não sabia o que era perguntou à cliente o que tinha naquela caixa e a senhora disse que eram chocolates. Uns chocolates muito bons recheados com um creme de menta, e eu que estava ouvir a conversa, pois claro que quando se fala em chocolates eu estou atenta, disse: "Ahhh, After Eight, são muito bons."
E a senhora dizia: "Pois são e eu não resisto, mas é mesmo para quem gosta. Tem que se gostar mesmo." E eu continuava: "Eu adoro, são mesmo muito bons." e disse à minha colega que tinha que provar que ela ia gostar.
Trocamos diversas informações sobre o artigo*** e antes da senhora se ir embora, deixou-nos um chocolatinho a cada uma.
Obviamente que dissemos: "Não, deixe estar. Não abra.", "Não é preciso, nós depois compramos, a sério. "
Mas a senhora deixou na mesma, uma simpatia, foi o que foi.
E nós, claro, ficamos todas contentes.

*Aqui não se crítica, fazem-se observações menos boas
** Claro que houveram mais, mas este é um bom exemplo
*** Nós não conversamos, apenas trocamos informações sobre os artigos

Aos Senhores Clientes que não deixam chocolates às "meninas das caixas" só digo uma coisa: "Botem os olhinhos!!"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Coisas que me ultrapassam

O que é que leva as pessoas a roubarem?? [Não digam que é por necessidade, porque não é].

O que leva a cliente a jurar a pés juntos que a coisa em questão já era dela, quando existe o vigilante que viu e tem as filmagens do acto??
O que leva a cliente a escrever uma reclamação*, porque ficou ofendida com as acusações, e no fim vai-se a ver nem a colocou na caixa das reclamações/sugestões!
O que leva a cliente a voltar de novo à loja, para tentar esconder a caixa vazia daquilo que supostamente era dela??
Hã??
A modos que, são estas (e muitas outras) "coisinhas" que me ultrapassam.

*Ficou ofendida, mas não o suficiente para escrever no livro de reclamações. Usou aqueles panfletos sugestões/reclamações e nem o colocou na caixa!!
Porque será??

sábado, 14 de novembro de 2009

Manias (minhas)

Se há uma coisa que eu não gosto que os clientes façam é abrirem os sacos para me dar.
É pá, não gosto.
Sim, eu sei, é com boa intenção, é para ajudar, para ser mais rápido* e mais não sei quê, mas não gosto.
Claro que, se os clientes os abrem eu uso-os, não digo que não quero.
Mas já estou tão habituada a abrir os sacos à minha maneira que, se me derem sacos que não fui eu que abri parece que não sei ensacar!!
Mas mesmo com os colegas a coisa é igual. Quando se vão embora e têm sacos abertos e os passam para mim também não gosto.
Sei lá, manias. Acho que se for eu a abrir a coisa vai mais rápida e mais bem organizada. Mais hábito que mais nada, eu sei!
Claro que quando são os clientes a ensacarem as compras e a abrir os sacos, o caso muda de figura e aí não me importo (quase**) nada.
Mas esses, são casos raros!

*nunca é mais rápido, pelo menos comigo.
**depois de registar as compras, ainda temos que ajudar a ensacar porque os clientes não têm a nossa rapidez (não estou a criticar, está bem??)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Crianças - Parte 2

Eu gosto de crianças, a sério.
Conheço e até já trato algumas pelos nomes por irem muitas vezes com os pais ou avós às compras.
São amorosas, queridas, simpáticas e a melhor parte, são bem-educadas (mas sem deixarem de ser crianças).
Mas há outras que me tiram do sério completamente. Fazem birra porque sim, fazem birra porque não, mexem no telefone, mexem nas gavetas, mexem nos teclados das caixas da frente, atiram os panfletos todos pelo ar, mexem no piruças*, mexem no pinpad** e depois descobrem que aquilo até apita, então ainda mexem mais.
E os pais?? Estão ali, como se os filhinhos se estivessem a comportar lindamente.
Isso enerva-me, e nós claro, não podemos dizer nada.
Sorrimos para os pais, como se a criança fosse a mais bem comportada e não estivesse a fazer asneiras.

*Não, não é um cão. É o nome "técnico" que damos a um porta-chaves cheio de códigos.
** Onde se efectua o pagamento por multibanco.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um Natal Popota

Boas! Não é por ser colaborador do Modelo, nem é por ter alguma coisa contra outros anúncios, como o do Pingo Doce (que tenho...). Mas este ano a Popota superou! Até a Leopoldina que este ano ficou com corpo de Lara Croft fica a lamber os pés à Popota! Wegue! Wegue wegue wegue... Oh! Tá muito bom! :D

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vales Galp

A Sonae e a Galp energia mantêm uma promoção cruzada - Vice-versa - que possibilita aos clientes dos hipermercados Modelo, Continente e aos clientes dos postos Galp, usufruírem de descontos em compras nos hipermercados e nos combustíveis Galp, que representam até 10 cêntimos por litro abastecido.
Todos os Clientes que abasteçam mais de 15€ num posto Galp aderente a esta acção, obtêm um vale de desconto de valor equivalente a 5 cêntimos* por litro abastecido, rebatível nas lojas Modelo (Continente, Continente On-Line e Modelo Bonjour), em compras superiores a €15.
Complementarmente, todos os Clientes que efectuem compras superiores a 30€ nas lojas Modelo (40€ nas lojas Continente e Continente On Line ou 25€ nas lojas Bonjour) obtêm um desconto de 5 cêntimos por litro de combustível abastecido nos postos Galp aderentes a esta iniciativa.
Pois, até aqui tudo muito bonito. Parece que não, mas estes vales complicam-nos a vida na caixa.
Estes vales não são acumuláveis, logo, só se pode usar um por compra mesmo que a conta seja superior a 30€ (2X15€). E o que é que os clientes fazem??
"Menina, pare aos 15€. Que eu tenho muitos vales para descontar." Então quando eles vêm com um carrinho cheio é mesmo bom. Passamos meia dúzia de artigos, "Já tem 15€"; mais uns poucos,"Já tem 15€" e isto em contas de 150€, 200€.
Quando não pedem para parar aos 15€ é aos 30€ para levarem o vale para descontar na Galp.
E quando estamos nestas separações da conta e o valor passa dos 15€, tipo, 17€ ou 18€?? Que escândalo:
"Ó menina, já passou muito dos 15€. Já não vai dar para descontar o outro." "Ó menina, já passou do valor, está a dormir?"
Não, nós não estamos a dormir. Simplesmente nós não sabemos os preços dos artigos antes de passar no scanner. Às vezes fazemos cada ginástica para nunca passar muito do valor. Estamos sempre a olhar para o ecrã para ver quando chega aos 15€ e sempre a procurar no tapete artigos mais baratos para nunca ultrapassar muito os 15€.
E como o Ele disse no último post dele, registar é uma das muitas tarefas que temos que fazer na caixa e todas elas quase ao mesmo tempo. Mas os clientes entendem isso?? Então não!!
Se há coisinha que não percebo, são aqueles clientes que têm um vale para descontar mas a conta não chega aos 15€, tipo 12€ ou 13€ e vão à pressa buscar mais artigos para poderem descontar um vale de 60 cêntimos. Não entendo a lógica de gastar, mais 2€ ou 3€ para descontar 60 cêntimos, mas o cliente é que sabe.
Adivinhem lá quem é que fica a ganhar??
Ohh, tão queridos. Mas não, não sou eu! :P

*6 cêntimos durante o fim-de-semana.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Quem??

Desde já peço desculpa pela "longa" ausência. Mas digamos que, estive de férias e como o meu computador é um querido resolveu tirar férias também (lealdade há proprietária, pois claro), ou seja, avariou!!
Mas já estou de volta e o PC também!!

Bem, adiante.
Hoje estavam duas senhoras na minha caixa a conversar enquanto aguardavam a vez de serem atendidas.
Uma parte da conversa:
Senhora 1:- No MiniPreço é que dá descontos, dão uns vales para depois abater nos produtos.
Senhora 2: - Pois é! Bem melhor, aqui o cartão só atrasa e não se ganha nada, nem sei para que é que eu o fiz!
(Nesse instante, o cliente que estava a atender e eu olhamos de relance para as senhoras quase a rirmos.)
Senhora 1: - Isto é só para enganar, o Benjamim Araújo está cheio de dinheiro e isso é só para ele ganhar mais. (Nesta o cliente que eu estava atender ri-se. Vontade a mim não me faltou, mas lá me consegui conter.) [Quem?? Benjamim Araújo?? Pois, é porque deve ser.]
Senhora 2: - É verdade. Mas espera não é o Benjamim Araújo é aquele... o... como é que ele se chama... ah.. é o Vale e Azevedo. [É mesmo esse] (O cliente que eu estava a atender vai-se embora a rir-se e a abanar a cabeça).
Atendo as senhoras e no final digo.
"Acumulou 5€ no Cartão Modelo, porque efectuou 500€ em compras. Muito obrigada e tenham uma boa noite (sorriso SONAE)."
Senhora 1: - Ah muito obrigada, é por isso que eu gosto tanto de vir aqui.
Senhora 2: - No MiniPreço nunca há nada de jeito, aqui compensa!

E agora eu pergunto:
"Mas quê?? Já se decidiam não?? Vira-casacas, pá!!"

É bom estar de volta :)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ser operador de Caixa

Muita gente na expectativa de encontrar um “emprego” candidatam-se a operadores de caixa. Quando se apercebem que realmente estão num trabalho despedem-se, ou andam constantemente a lamuriar-se!

Porque?

-Ai que rico emprego arranjaste! Não fazes nada e ainda ganhas dinheiro!

O QUÊ??? Só quem já trabalhou numa caixa sabe a tortura física e psicológica que este trabalho trás! Ficar quatro ou oito horas (quando mais) confinados a um espaço de um metro cúbico a atender centenas de clientes e apanhar com todos os seus “humores”!

Sabem que em média dizemos, em 8 horas de trabalho, quase duzentas vezes:

  • Olá, Bom Dia / Boa Tarde / Boa Noite
  • Tem cartão Modelo?
  • São X euros.
  • X euros de troco.
  • Muito Obrigado, Adeus e Bom Dia / Boa Tarde / Boa Noite

Isto sempre acompanhado de um sorriso largo e uma garganta cheia de sapos por engolir!

E ainda tem aquela partes de atender os clientes extremamente exigentes, ou explicar algo muito simples aos extraordinariamente BURROS!

Isto é basicamente o que o cliente vê! Mas existe muito mais por trás!

  • Ver sempre os carrinhos discretamente para verificar se não ficou nada “perdido”…
  • Manter um bom ritmo de trabalho
  • Manter a caixa limpa e arrumada
  • Resolver os problemas de uma forma rápida e autónoma
  • Evitar filas
  • Atendimento exemplar

E podia continuar a enumerar! Basicamente quando estamos a trabalhar temos de ter todos os nossos sentidos a postos para entrar em acção!

 

Ainda acham fácil??

O segredo do Cartão Modelo

Isto de ter o Google Analytics associado ao blog é uma coisinha gira porque se consegue ver as pesquisas que foram feitas pelas pessoas para virem cá ter.
Houve alguém que pesquisou "o segredo do cartão modelo" e veio ter ao Tem Cartão Modelo??
Como eu achei que era uma dúvida pertinente e eu sou uma pessoa extremamente simpática vou explicar.
Ora o segredo do Cartão Modelo, hummm, o segredo do Cartão Modelo é... quer dizer... bem, se houver algum segredo eu também não sei.
Mas vou explicar aquilo que não é segredo, que é utilizar sempre o Cartão Modelo em todas as compras que fizerem. Nós passamos o cartão e se houver produtos com percentagem de desconto, esse valor acumula no cartão, se tiverem vales desconto associados ao Cartão Modelo só têm que nos entregar o vale* e o valor do desconto também acumula no cartão.
Mesmo que não comprem produtos com desconto ou não tenham vales para utilizar, convém apresentar sempre o Cartão Modelo porque ao efectuar 500€ em compras acumuladas, ganha um bónus de 5€.

- Os descontos acumulados estão disponíveis no dia a seguir à sua emissão;
- Pode usar o seu cartão em qualquer loja Modelo, Modelo Bonjour, Continente e também no Continente Online;
- Os descontos são válidos durante 12 meses a contar da data da sua última compra.

E é isto, não tem nada que saber.
Já agora, se alguém souber o segredo do Cartão Modelo, "fachabor" de me dizer!
'Ta agradecida


*reparar bem na descrição e na data do vale

sábado, 17 de outubro de 2009

Pressas

Estava um colega meu na caixa, a atender clientes, quando vem um senhor e fica na fila à espera. Até aqui tudo dentro da normalidade.
Quando chega a vez desse cliente, ele vira-se para o meu colega e diz:
"Olhe desculpe*, mas estou com pressa. Vou ter que deixar as compras"
E sem mais nada, dá corda aos sapatos e vai-se embora, deixando as compras todas em cima do tapete.
Sobrou para o meu colega, que teve que tirar tudo de cima do tapete para poder atender os clientes seguintes.

Perto do "meu" Modelo existem muitas fábricas. E na hora de almoço muitos(as) operários(as), vão almoçar na cafetaria Bom Bocado e aproveitam para fazer um desvio ao Modelo para umas pequenas compras. Claro, todas as pessoas pensam nisso e no que é que dá?? Um pouco mais de movimento na altura de pagar. E depois estão na fila sempre a olhar para o relógio e a mandarem-nos aqueles olhares de quem está atrasado para voltar ao trabalho e nós é que somos os culpados.
Se não se querem atrasar, que não resolvam fazer a compras 10 minutos antes da hora que têm que estar a trabalhar.
Não que eu me importe que os clientes cheguem atrasados ao emprego ou não, é para o lado que eu durmo melhor e não tenho nada a ver com isso. Só não gosto de estar a fazer o meu trabalho e levar com indirectas e olhares ameaçadores. Porque eu sei que estou a fazer o meu melhor e não tenho culpa se os clientes estão atrasados ou com pressa.

*esta parte do "desculpe" não sei se realmente aconteceu, é meramente especulativo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Perguntas

Porque é que os clientes acham que por nós trabalharmos no Modelo temos que saber tudo acerca dos produtos??
"Ó menina isto é bom?"
"Ó menina este detergente lava bem?"
"Ó menina qual é o melhor creme? Este ou este?"
Agora digam-me, o que é que respondemos nestas alturas??
É que por incrível que pareça, nós no Modelo não fazemos aquelas demonstrações de produtos, tipo-blanka-oxi-action-maxi-white ou Xau que mostram que o produto é muito bom e resulta mesmo! [até já estou a imaginar se tivéssemos]
Se dizemos que não sabemos chamam-nos de incompetentes. Se dissermos que é bom os clientes levam, mas afinal não gostam e vêm reclamar.
É tão relativo, depende dos gostos, depende do uso que vai dar, depende de pessoa para pessoa.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Continente??


Mas porquê?? Porque é que os clientes chamam ao Modelo, Continente??
Porquê??
A maior parte das vezes é quando vão para a caixa pagar as compras e estão ao telemóvel*:
"Ahh e tal estou no Continente..." [Não, não está. Está no Modelo!]
"E mais não sei quê e estou a sair do Continente..." [Modelo, está a sair do Modelo. Os saquinhos azuis?? São do Modelo.]
"Só passei aqui pelo Continente e vou já..." [Mas eu vou ter que me chatear?? É Modelo, não viu as letras lá fora??? MODELO!!!!]

O Modelo e o Continente pertencem ambos à SONAE**. Pois diz que sim, que pertencem.
No Modelo vendem-se produtos Continente. É verdade sim senhor.
No Modelo os clientes podem usar o Cartão Continente. Pois que podem (e vice-versa).
Mas agora confundir o Modelo com o Continente, ainda vai uma distância não??
É que se não for por mais nada, é mesmo pelo tamanho. É que o Continente (a.v.m. 9.000m2) é um tudo nada maior que o Modelo (a.v.m. 2000m2).

a.v.m - área de venda média
*Eu não sou pessoa de ouvir os telefonemas alheios, que não sou. Mas eu já estava na caixa e se os clientes vêm a falar ao telemóvel a alto e bom som, não sou eu quem vai tapar as orelhinhas.
** Ou como carinhosamente os nosso estimados clientes dizem "Ti Belmiro".

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

21h59m

Se há coisa que me irrita é quando o Modelo está quase mas mesmo quase a fechar, tipo 21.59 e entra um cliente.
A desculpa é sempre a mesma.
"Não se importa, são só dois segundinhos, vou ali buscar pão."

E lá vão os clientes buscar o pão, e o leite, o óleo até vêm pegar num cesto que é para conseguirem levar mais coisas, mais um gel de banho e mais uma caixa de cereais. Os supostos segundinhos, passam a 15 minutos senão mais. Parece que nem ouviram o fecho de loja, a dizer que "encerramos os nossos serviços" e andam ali na maior das calmas (isto agora está sem ninguém posso andar às compras à vontade).
E os operadores têm que ficar em caixa para registar as compras, quando já deviam ter saído.
Ficam à espera que os digníssimos clientes resolvam dar o ar da sua graça... e se ponham a andar dali para fora que já são mais que horas.

domingo, 4 de outubro de 2009

Parabéns!

image Hehe! O blog ainda é muito recente e já ultrapassamos as 1000 visitas! OBRIGADO! :D

Retire o Cartão

fun-mode-on

No início os nossos novos PinPads* deram imensos problemas. Isto porque os clientes sempre que inseriam os cartões com chip acabavam por se esquecer deles! Agora ele emitem um sinal sonoro para avisar o cliente o que de certo modo ajudou e muito na redução do número de cartões que ficavam connosco.

Nisto, o outro dia, uma senhora relativamente jovem, após efectuar o pagamento com cartão multibanco, ouve o bip do PinPad, olha para ele e diz:

-Aqui diz “Retire o Cartão”! É para tirar?

-Nah! –pensava eu para os meus botões – a “máquina” só a quer enganar, o que ela gosta é de apitar!

 

Qual é a dificuldade? Se diz “Retire o cartão” é OBVIO que é para o tirar!

Isto há com cada coisa…

 

 

 

 

*image

E de quem é a culpa???

Estava ontem a atender um cliente, quando ele começa a resmungar:
"Ó menina, não vê o que está a fazer??"

Paro de registar os produtos.
Olho para as compras em cima do tapete e vejo se registei algo que não era desse cliente, mas não, porque não havia mais ninguém para atender.
Olho para dentro dos sacos para ver se tinha juntado algo que não devia, mas também não era isso, estava tudo onde supostamente devia estar.
Olho para o cliente e pergunto o que se passava porque não estava a compreender.
E ele responde todo arrogante a apontar para o ecrã:
"Já viu que registou 3 caixas de cereais e 4 pacotes destas bolachas e 5 embalagens de café?? E eu só levo um de cada!!"

Claro, já sabia o que se passava, aponto para o ecrã e digo:
"O senhor está a ver do lado errado. O que está a ver não são as unidades de cada produto. Aqui onde diz 1, 2, 3, 4... é a sequência dos artigos. Quer dizer que este artigo foi o primeiro a ser registado, este o segundo, o outro o terceiro e assim continua. Se o senhor quiser ver as quantidades que foram registadas tem que ver a terceira coluna, onde tem 1, 1, 1... O que significa que só foi registada uma unidade de cada."
E o cliente diz:
"Ahh está bem. Mas o ecrã engana!"
[Ahh está bem???? E o resto?? "Ahh está bem, peço imensa desculpa por não ter pensado primeiro ou não ter perguntado com mais delicadeza." Que tal assim, não??
O ecrã engana?? Pois claro, só podia. Não pode pôr a culpa na "imbecil da funcionária", põe as culpas nas máquinas.]

Os Excelentíssimos Clientes nunca se enganam, nem fazem figurinhas tristes, isso jamais.
A culpa tem de ser sempre dos funcionários ou das máquinas!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Guerra Fria…

image

Boas!!

Hoje vou fazer um post diferente de todos os outros.

Não é que eu goste de criticar (nahhh só um pouquinho) mas hoje li algo que me irritou mesmo mesmo mesmo muito!

Geralmente não falo acerca de outras superfícies, primeiro porque não frequento regularmente, segundo porque acho pouco ético visto que não conheço “behind the doors”…

Mas aqui vai… A Ela inocentemente mostrou-me um blog, sobre o Lidl, e eu até estava a gostar de o ler, por ser bem ao estilo do TCM, até que encontrei um post que, digamos, ficou-me atravessado na garganta.

Podem vê-lo aqui!

Eu acredito realmente que existem muitos profissionais por aí fora, em várias empresas, incluindo as de venda e retalho. Pena que muitos deles estão mal enquadrados, em equipas pouco eficientes e que deixam muito a desejar. Eu não estou a falar em em específico da equipa com quem trabalho, acreditem que é excelente, e pelo relato do “Gola Amarela”, administrador do “Merdas do Lidl 2”, acredito que também ele tem uma equipa fantástica.

Ora é precisamente aí que ele falha no post. Obviamente a pessoa “anónima” que fez esse comentário teve uma atitude muito reprovável, mas também não vamos generalizar. Assim como podem haver equipas pouco competentes a trabalhar num Modelo/Continente de um determinado local, pode o mesmo acontecer com o Lidl. Sim eu posso mesmo constatar isso.

Muitas vezes já falamos aqui no TCM que os clientes fartam-se de reclamar das filas. Mas eu não estou a falar de filas só com uma ou duas caixas abertas, estou a falar de filas com as 12 caixas abertas!

O mais estranho é que relativamente perto do Modelo existe um Minipreço e mais longe um Lidl. Em ambos, com apenas uma caixa aberta e filas a atravessar a loja, os clientes nem se atrevem a reclamar, isto pela cara de poucos amigos que os operadores mandam aos clientes. Isto é verdade! Não estou apenas a tentar defender a imagem da Sonae! Eu próprio admito que existem lojas Modelo em que o atendimento deixa muito a desejar! Mas só por causa de um comentário imbecil não vamos generalizar!

Citando de um comentário escrito pelo “Gola Amarela”: “eh pah la estão eles com merdices... Todas as lojas são diferentes.” Pois, todas são diferentes, tanto as do Lidl como as do Modelo.

Agora prestando atenção aos detalhes:

É, já me aconteceu mais que 1 vez no Continente de Matosinhos eu perguntar a localização de uma artigo e me responderem: " Não sei bem, mas veja mais ali em baixo se temos.", ou "Pergunte à colega da secção 324/43 onde fica porque eu não sei".

E no Lidl o mesmo (no que me refiro acima, atenção, não estou a generalizar)! E então quando vem uma cara de “tas-aqui-tas-a-levar” a acompanhar…

Mas estranhamente o mesmo sucede no Modelo... i wonder why..? Sendo uma superfície semelhante à nossa e com o dobro dos funcionários porquê tantas filas nas caixas?

Mais uma vez, no meu local de trabalho tal não é permitido, máximo 4 clientes à espera incluindo o que está a ser atendido sendo as caixas abertas sucessivamente até não haver mais pessoal disponível ou estarem todas abertas! See…

porque é que eu pergunto onde estão as batatas e m dizem para ir perguntar à colega porque aquela não é a "secção" dela.

Pronto, se isto realmente aconteceu é muita incompetência por parte trabalhador em questão! Nós sempre fomos instruídos a acompanhar o cliente até ao produto que deseja, e não é assim tão complicado…

A culpa é vossa? Talvez não.. Provavelmente é da formação que vos dão e que parte da filosofia da empresa.

Se estes erros acontecem os culpados são quem os comete. Certamente não é falta de formação ou parte da filosofia da empresa. Se fosse essa a filosofia certamente a Sonae não seria o que é…

aqui ensinam-nos a ser rápidos mas ao mesmo tempo a servir o cliente, por mais que este às vezes nos tire do sério, tentar fazer com que ele vá embora satisfeito e esclarecido.

Só tenho uma coisa a dizer: ATENDIMENTO SONAE! Dispenso comentários, quem sabe o que realmente é está satisfeito…

Agora podes é ir chamar leproso ao Sr. Belmiro que essa connosco não cola. Vocês é que parecem que têm ovos nos sovacos...

Non taken!

Pssst.... um segredo para vocês, a nós dizem-nos que vocês são lentos e que até se passam com o tempo que perdem na caixa... o.O. Mongas.....

Pssst… e quando é que em cliente não critica? A prova é que falam mal de vocês aqui, e mal de nós no Lidl!

Desculpem lá o MEEEEEEEGA post, mas tinha que arrancar isto que me estava atravessado. Só, basicamente, para dizer que nunca, MAS NUNCA, se deve generalizar quando estamos a falar de milhares de colaboradores, cada um é como é, cada um é eficiente à sua maneira (ou não)… Eu tenho orgulho no operador que sou, e é isso que venho defender!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Modernices... Um Separador

Hoje vou apresentar um pequeno objecto que muitos clientes desconhecem!!!
E que é... tchan tchan tchan: O SEPARADOR!!!
É uma pequena placa, uma barrinha que diz "Cliente Seguinte".
Estão a ver??
Não?? Nunca repararam???
Pois, é muito normal. O Separador é uma invenção nova, que nunca se viu antes em mais nenhum super e hipermercado.
Mas basicamente o Separador serve para (como é que eu vou explicar isto de uma forma simples e sucinta?) separar as compras dos clientes!! É verdade!!!
Usar o Separador é que pode ser mais complicado, mas vou dar bastantes dicas:
1ª Colocar as compras em cima do tapete;
2ª Colocar o separador no fim das suas compras.
Ok, são só duas dicas. Mas valiosas, atenção!!

Agora a sério, porque é que os clientes não usam o separador??
Põem tudo junto em cima do tapete e nós que adivinhemos onde acaba uma compra e começa a outra. E de vez em quando, passamos artigos que eram de outro cliente e depois não gostam, pois não."Oh menina, isso já não é meu!!"
E claro que depois temos que anular esses artigos, o que consequentemente nos faz perder mais tempo.
Se colocassem o separador isso já não acontecia.
Vamos lá usar o separador a torto e a direito como se não houvesse amanhã, vamos??

Uma dúvida...

A tal dúvida:
Porque é que sempre que peço o Cartão Modelo, os clientes entregam... tudo menos o Cartão Modelo?? Porquê??????

Entregam-me os vales da Galp, o dinheiro, o cartão multibanco até me dão o cartão minipreço. Mas o cartão Modelo, que foi aquilo que eu pedi, é que nada!!
É que não adianta entregar antes o cartão multibanco ou o dinheiro porque só procedemos ao pagamento depois de passarmos o Cartão Modelo. E enquanto andamos nesta coisa, entrega dinheiro, entrega vale, entrega cartão multibanco, ficamos ali à espera com a conta em stand by. E isso só faz perder tempo, tanto para nós como para os clientes.
Portanto, sempre que pedimos o Cartão Modelo, é porque queremos mesmo o Cartão Modelo.
Está bem??

sábado, 26 de setembro de 2009

Clientes habituais

No nosso Modelo temos muitos clientes habituais, mas daqueles tão habituais que são capazes de ir ao Modelo duas ou três vezes por dia.
Bem, adiante que não é disso que eu quero falar.
Há um cliente habitual, um senhor idoso, que me tira do sério porque está sempre a pôr defeitos.
Não, não é no atendimento.
Não, não é nos preços.
Não, o senhor não se queixa das filas.
O senhor põe defeitos sim... mas na minha pessoa!!
Se tenho o cabelo com caracois, diz que não me penteei manhã.
Se tenho o cabelo liso, é porque fica mal.
Se uso a T-shirt do Continente Mobile, o senhor é portista e não gosta de ver muito vermelho à frente!
Se uso a farda, continua a ficar mal porque também é vermelha e faz-me mais magra.
Se estou com o olhar cansado, é porque andei na ramboia à noite.
Se não uso maquilhagem é porque não me cuido.
É um rol de defeitos que nunca mais acaba!!
E agora eu pergunto: Mas o senhor vai ao Modelo para fazer as compras ou para me pôr defeitos??
Chiça pá!!!!
Acho que passa mais tempo na caixa a pôr-me defeitos do que às compras. Mas ainda assim leva com o atendimento SONAE. Dou uns argumentos suaves e continuo de sorriso no rosto como se a conversa me estivesse a agradar!
Só há uma frase que me apetece sempre dizer-lhe (gritar-lhe, vá) que é:
"HÁ-DE TER MUITO A VER COM ISSO!!"

É que não há paciência!!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Reclamações…

  

imageNão é que eu tenha nada contra as reclamações, porque quando é necessário eu também as faço, mesmo que evite ao máximo.

Mas agora não venham com histórias, a maioria das pessoas reclama por tudo e por nada.

Ora vejam:

  1. Uns reclamam porque caíram no parque de estacionamento. (Sou eu que gosto de pregar partidas e escondo-me no parque para passar rasteiras)
  2. Outros reclamam porque não vendemos bebidas alcoólicas mesmo sabendo que a família já nos tinha comunicado que o mesmo não podia beber por motivos de saúde (mas bem, este não reclamou, ameaçou de morte ,literalmente, a todos os que se recusassem a vender-lhe bebidas)
  3. Também existem aqueles que reclamam que não há mais caixas disponíveis… quando todas as 12 já estão abertas!

Bem estou mesmo a especificar, mas acreditem que por tudo e por nada, por uma mera mesquinhice o cliente arranja logo algo para criticar. Por vezes, e para tentar encontrar uma razão lógica para tal, penso que os clientes só podem estar a descarregar as suas frustrações em nós! Na maioria dos casos não existe razão plausível para a reclamação!

Mas o cliente TEM SEMPRE RAZÃO!! Não importa quando, onde e o porquê! Infelizmente…

É que se efectivamente tivesse razão e fosse eu a errar… tudo muito bem, tomava aquilo como exemplo e tentava nunca mais repetir. Agora quando o cliente ou porque não sabe ler ou interpretar uma situação reclama… POR FAVOR!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crianças…

image

Hummmm! As crianças…

Aquelas criaturinhas lindas, pequenas e maravilhosas que passeiam alegremente pelo supermercado… até chegar à caixa! –.-

Ainda hoje não consigo perceber como é que algo tão pequeno pode ser tão potente!

Eu sei que todos já passamos pelo mesmo, mas as únicas pessoas que ouviam os nossos berros eram os nossos pais! Agora quem trabalha num supermercado ouve os berros dos filhos de toda a gente!

O mais engraçado é que o comportamento delas pode dividir-se em três fazes!

A 1ª é quando estão a chegar à caixa. É notória a lagrimazinha no canto do olho (aquela carinha do Menino da Lágrima) e a frase padrão: –Vá lááááááááááá! É nesta fase em que as crianças ainda têm esperança de levarem o que tanto desejam.

image A 2ª é quando as compras já estão todas no tapete e os pais se aproximam do operador de caixa. Agora elas já começam a fungar e a impor os olhinhos brilhantes tipo-gato-das-botas-do-filme-shrek. As esperanças começam a desvanecer-se e elas começam a respirar violentamente, como a preparar  uma tempestade dentro dos pulmões.

A 3ª… Ai a 3ª, bem, aqui as crianças percebem que está tudo perdido ao verem os pais a pagarem. É aí que é libertada uma enorme concentração de angústia concentrada. BUÁÁÁÁ… É o pandemónio total!

Depois vem a parte mais interessante, como se já não bastasse ter uma criança a ferir-nos os tímpanos, os pais também começam aos berros!

-NUNCA MAIS VENS COMIGO AS COMPRAS! (LOL dizem sempre isso mas trazem-nas na mesma!) E as vezes já com as veias do pescoço  salientes, os pais ainda batem nos filhos em público, acho que é algo pouco ético  que em nada vem a ajudar na situação!

Produtividade!

Existem várias coisas que me tiram do sério, uma delas é a opinião dos clientes face à nossa produtividade!

Ora se registamos devagar é porque somos lentos, incompetentes e tudo mais. Ora se registamos rápido é porque somo rápidos demais, pedem-nos para abrandar e dizem a mítica frase: "-LOGO NEM VAI MEXER OS BRAÇOS”

É obvio que se registamos rápido é porque queremos que o cliente se sinta mais satisfeito, e se registamos rápido é porque podemos!

DECIDAM-SE! xD

Preços

Eu vou explicar isto com muita gentileza, para ver se nos entendemos.
"Oh menina veja lá quanto é que isto custa. O seu colega diz que custa "X", mas se não for, não levo."

Ora vamos lá ver.
Se o meu colega disse, é porque é, não??
Ou acham que os colegas inventam os preços que lhes apetecem?? Ou pensam que os colegas dizem o preço conforme o cliente, se ele for simpático o preço é um se não for o preço aumenta?? [isso é que era]
Mas não é, se o colega diz que custa "X", custa mesmo "X".
Entendido??

Uma dica: E que tal, assim na loucura, olharem para baixo do produto que querem e verem o preço e a DISCRIÇÃO do artigo. Uma boa ideia, não é?? O preço está lá*, incrível, mas é verdade!

*salvaguardando algumas excepções

sábado, 19 de setembro de 2009

Ups...

Porque nem sempre os clientes são os “merecedores” dos posts. Hoje quem se enganou fui eu. E estou aqui para admitir isso.

Hoje atendi duas clientes, uma senhora de meia-idade e a filha. Levavam alguns produtos para a limpeza e higiene da casa e também algum material escolar. Registei os produtos e pedi Cartão Modelo. Mas antes de pagar a filha pediu-me factura. Os produtos já estavam todos juntos na mesma conta e eu disse que devia ter pedido a factura antes, para separar o material escolar dos outros produtos. Mas pronto, anulei o material escolar e a senhora efectuou o pagamento só dos produtos de limpeza. A senhora e a filha olhavam para mim um bocado acanhadas, mas nem liguei muito.
Fiz a conta do material escolar, cartão modelo e a senhora faz o pagamento. Peço o número contribuinte para passar a factura, e a senhora lá diz: “505698***”. E é nesta altura que eu me apercebo, por o número contribuinte ser de uma empresa, que a senhora não queria a factura só do material escolar, mas de tudo.
E pergunto eu, toda embaraçada, se a senhora queria a factura de todos os produtos que tinha comprado. E ela diz-me que sim, que era a factura de tudo, mas que se já estava assim que não fazia mal, não importava. Passo a factura que faltava dos produtos de limpeza e peço desculpa às clientes por não me ter apercebido antes o que realmente queriam. Disseram que não havia problema e lá foram elas com duas facturas, quando podiam ter levado só uma.
Fiquei mesmo chateada comigo mesma, porque se há coisa que eu detesto é de falhar, principalmente no meu trabalho.

Vá, achincalhem, critiquem, comentem, digam que eu sou uma verdadeira Maria Nabiça por não ter entendido o que as clientes queriam.
Mas pelo menos admiti o meu erro, coisinha que, raros, raríssimos clientes fazem!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cupões de desconto

Chegaram os cupões de desconto de 10%.
Aqui vão umas dicas básicas para os utilizar:
1ª - Não entregar o cupão dentro do envelope ainda por destacar da carta. Destacar pelo picotado (é verdade, tem picotado, eles não são assim todos juntos) e entregar ao operador(a) só o cupão.

2ª - Entregar só um cupão, porque só um é que é valido dentro de certas datas.*

3ª - Prestar atenção às datas! Não entregar o cupão de Outubro para descontar agora em Setembro.

4ª - MUITO IMPORTANTE. Estar acompanhado(a) do Cartão Modelo e do cupão. Sem Cartão Modelo e sem cupão não há desconto. Não dá para acumular depois com o talão!!

5ª - Fazer-se acompanhar do Cartão Modelo titular dos descontos. Nada de trazer os cupões da mãe, da cunhada, da vizinha para acumular no próprio Cartão, porque não acumula. (se fizerem isso e não acumular, não digam que a culpa é nossa).

E é isto. Fácil, não é??
*Salvaguardando algumas excepções.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ambientador Auto

Quando não estou ao serviço, seja na hora de almoço, seja ao entrar ou ao sair do Modelo, e os clientes vêm ter comigo eu ajudo sempre, mesmo não estando no horário de trabalho. Como nós estamos fardados eles não sabem se estamos ou não a trabalhar e por isso ajudo sem qualquer problema.
Hoje estava eu na minha hora de almoço, na secção dos livros a ver as novidades e vem um cliente ter comigo e pergunta-me:
"Desculpe menina, será que me pode dizer onde estão aquelas plaquinhas para dar bom hálito aos carros?"

Olho para o cliente, a tentar conter o riso com grandes dificuldades, e digo para me acompanhar.
Levo o senhor ao corredor Auto onde estão os ambientadores para carro. Disse-me que era mesmo isso que estava à procura e agradece-me. A primeira coisa que faço mal saio da beira do cliente é ir para o armazém e rir-me, porque já não aguentava mais. "Bom hálito para os carros??"
Às vezes os clientes nem se apercebem do que dizem e nós quando ouvimos coisas assim é-nos difícil conter o riso.
fun-mode-on

Moedas

Os clientes pagarem o valor total das compras em moedas não é nada que me chateie, mas claro, demora sempre mais tempo a efectuar o pagamento e os que estão à espera não gostam. Nesses 5 minutos em que estamos a contar as moedas, já podíamos ter atendido 3 ou 4 clientes, mas se temos mesmo que contar, os clientes seguintes têm que esperar.
Hoje atendi um senhor que pagou o valor total das compras, cerca de 17€, em moedas. Moedas de 20, 5 e 2 cêntimos e de 1 cêntimo. Vinham todas separadas e contadas, mas claro que nós temos que confirmar. Contei, confirmei, o cliente fez o pagamento e foi à vidinha dele.
Mal o senhor das moedas foi embora, os clientes seguintes começaram a dizer:
"Ó menina, isto não tem jeito nenhum, deviam ir "destrocar"* o dinheiro no balcão de informação e depois é que vinham fazer compras. Só fazem os outros clientes perder tempo."
E eu explicava: "Pois, mas os clientes é que sabem de que forma é que querem fazer o pagamento."
E dizia outro cliente: "Se me pagassem em moedas assim pequenas eu não aceitava."
E eu voltava a explicar: "Mas as moedas também são dinheiro e nós temos que aceitar, nem que fossem só de 1 cêntimo**."
E lá dizia o cliente:"Pois menina, mas não devia ser assim."
Chega a vez de atender esse senhor e o valor da compra são quase 12€ e o que o senhor faz??
Vira a carteira em cima da caixa, espalha as moedas todas e diz: "Tire daqui menina."
Quer dizer, resmunga, reclama, diz que se fosse com ele não aceitava as moedas e no fim faz pior.
Agora digam-me, o que tinham vontade de fazer a pessoas assim?? Humm??
Eu tenho algumas ideias!!

*
"Destrocar" - Muitos portugueses utilizam erradamente a expressão "destrocar dinheiro". Ora, destrocar significa desfazer uma troca, logo tal frase não faz sentido. Assim, a única forma correcta é a expressão "trocar dinheiro".

** Não se ponham com ideias!!

domingo, 6 de setembro de 2009

“Menina quer trabalhar?”

“Menina quer trabalhar?”
“Esta menina não está a fazer nada!"
São frases que me tiram do sério! Cliente que me diga isto é logo “fulminado” com o olhar e alvo de umas quantas pragas* (silenciosas) [mas sempre acompanhadas com o atendimento SONAE, que eu sou uma profissional!]
Se a nossa caixa está vazia nós não temos culpa, mas nós estamos a trabalhar. O nosso trabalho é atender os clientes e registar as compras. Mas se não temos clientes para atender, nós não podemos fazer nada quanto a isso.
Agora não me venham dizer que não estou a trabalhar ou estou sem fazer nada.
Porque quem anda às compras, não sou eu!!

Dicas para uma correcta abordagem:
“Esta caixa está vazia.”
“Esta caixa não tem clientes.”

*Pragas simpáticas, tipo: “havia de riscar o carro com o carrinho de compras”, “havia de perder 20€”,”o seu cartão multibanco havia de deixar de funcionar”, “havia de perder o seu cartão modelo e alguém descontasse o dinheiro”. Eu sou uma pessoa simpática.

A Senhora Doutora

Saber que o trabalho era o mundo da selva sabia.

Saber que os clientes geralmente vêm descarregar todas as suas frustrações em nós, sabia.

O que não sabia é que devíamos saber diferenciar quem é a reles escumalha e os “Senhores Doutores”. Sim porque para alguns existem (em pleno século XXI) hierarquias, onde uma pessoa com o 12º ano é o maior analfabeto e o que segura um canudo é Sr Doutor.

Pois bem…

 

Vem uma cliente à minha caixa com um queijo por pesar.

-Desculpe, o queijo deveria ser pesado na charcutaria.

-Não tinha lá nenhuma placa. - Berrou a cliente

-Mas não há problema eu ligo para o balcão e dão-me o código!

-Isto não tem jeito nenhum… - continuou ao berros.

Nisto eu disse:

-Oh minha senhora para a próxima já sabe!

-MINHA SENHORA NÃO! SENHORA DOUTORA – berrou enfurecidamente a mulher

E eu calmamente respondo:

-Desculpe, também não tinha nenhuma placa!

 

Não sei se não ouviu. não sei se fez que não ouviu, a verdade é que baixou a bolinha e não me dirigiu mais a palavra. Admito que fiquei receoso que esta fizesse uma reclamação. Mas no fundo no fundo senti que foi bem dita!

Para mim somos todos do mesmo, e acho que lhe mostrei isso! :D

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Regresso às Aulas

A compra do material escolar é coisinha para nos dar dor de cabeça.
E porquê?
Porque há sempre aqueles clientes que nos tentam enganar e isso não é nada agradável.
As mochilas, as pastas, as bolsas, as lancheiras são coisas que se não nos pusermos atentas(os) vai cheia de material escolar de "oferta". E quando as abrimos e verificamos que por acaso tem outras coisas lá dentro as desculpas que nos dão são sempre muito originais.
"Ahh menina, acho que isso é oferta!"- [Oferta?? Isto tudo? Onde é que dizia isso? Não quer pagar, não leva.]
"Ai menina, nunca mais me lembrei que tinha isso dentro da mochila!" - [Não se preocupe que eu lembro-me por si.]
"Desculpe lá menina, o miúdo pôs isso dentro da mochila." - [Será que foi mesmo o miúdo?]
E outras tantas.

Depois é quando nos dizem que as coisas custam “X” mas na caixa passam a “Y” e pedimos para confirmar e afinal custam mesmo ” Y”, ou os clientes viram mal ou alguém trocou de lugar. Entendo que nesta altura as crianças mexam e queiram ver, e não coloquem novamente no lugar correcto. Mas muitas vezes são os clientes que fazem de propósito, para ver se passa pelo preço mais baixo. [Era bom, não era?]

E claro as facturas, que isto vai tudo para declarar no IRS nas despesas com a educação.
Pedimos o número de contribuinte e:
“É preciso o número de contribuinte?” perguntam-nos muito admirados. [Claro que não, eu é que sou parva e apeteceu-me pedir o número contribuinte, o que eu quero mesmo é o seu número de telemóvel!! ]
Óbvio que é preciso o número de contribuinte, parece que nunca pediram factura. E fazem isto todos os anos!!
O que vale é que o regresso às aulas só acontece uma vez por ano!!

Curiosidade: Nomes pelos quais a "Factura" é conhecida.
Recibo, papel para o IRS, talão para IRS, recibinho, etcetera, etcetera...

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cartão Modelo

Se há coisinha que me tira do sério é perguntar:
"Tem Cartão Modelo?"
E responderem-me:
"Não menina, não tenho!!" ou "Não menina. Não trouxe, esqueci-me."
E depois quando vão à carteira para fazerem o pagamento, está lá ele. O Cartão Modelo, azulinho e com o M à frente. E os clientes nem se apercebem que está à vista e que se acabaram de "enterrar".
Apetece mesmo dizer:"Não tem Cartão Modelo, então esse qual é? O do Mini-preço ou o do Intermarché?"
Se não querem passar o cartão, digam logo que não querem ou que não apetece tirar da carteira. Agora não nos tentem fazer passar por parvos!

Não Autorizado!

funfacts

Cerca de 90% dos clientes, quando estão a efectuar o pagamento e recebem a mensagem Não Autorizado, dizem:

-Não sei porquê, mas o meu cartão não está a dar!

 

Pois eu a maioria das vezes sem bem porque é que dá esse erro… É o mal de muita gente… xD

 

*E sim eu sei que muitas vezes este erro não está directamente relacionado com  facto da conta não conter saldo!

Na boca dos colaboradores…

fun-mode-on

Os clientes arranjam sempre maneira de nos explicar as coisas… da pior maneira! xD

Cliente (C):Pode dar-me uma ajuda?

Repositora (R): Claro! Em que posso ajudar?

C: Tem super cola seis?

R: Desculpe?

C: Super cola seis!

R: Hummm, eu só conheço super cola três! Mas vamos junto das colas e verificamos.

Após procurarem um pouco o cliente profere:

C: Encontrei!

A repositora olha para o cliente e cora.

R: Pois, realmente é super cola Ceys!

image

domingo, 30 de agosto de 2009

Factura das Fraldas

Estava eu em caixa a atender uma senhora, quando ela me disse para parar a conta porque aqueles produtos eram à parte e queria factura. Os produtos a que ela se referia eram duas embalagens de fraldas Dodot, como ainda tinha um pacote de toalhitas Dodot perto eu estava na dúvida e perguntei se as toalhitas também eram para factura.
E a cliente pergunta-me: “Mas as toalhitas também dão para meter no IRS?”
E eu respondi que não, mas não sabia que a senhora queria a factura para IRS, e disse mais para mim do que para a cliente que as fraldas também não entravam.
Mas a cliente ouviu e “quase” que me batia [boa Ela “fizeste-a bonita”, pensei para mim].
E foi ver a cliente a dizer: “Parece que é parva, toda a gente pede factura e não dá para o IRS. Se não desse para o IRS, ninguém pedia factura.”
E eu lá tentava explicar com a simpatia SONAE: “Do que eu tenho conhecimento, as fraldas não entram para o IRS. Mas eu passo a factura na mesma.”
Porque eu nunca me recusei a passar a factura.
E a cliente insistia: “Mas toda a gente pede factura e não dá para o IRS, se não desse não pediam.”
E eu continuava: “Porque podem não ter conhecimento disso…” eu ainda ia acrescentar “… como a senhora não tem.” Mas pensei melhor e não disse nada, senão era dessa que me batia.
Passei a factura e a cliente foi-se embora, ainda a resmungar que se não desse para o IRS, ninguém pedia a factura.
E eu só pensava para mim: {Meta a factura no IRS, que eu vou ali às finanças dizer para a inspeccionarem “aleatoriamente” e fazerem-na pagar uma multa por declarar despesas que não entram no IRS. E parva… é a senhora}.
Esclarecimento: As despesas com fraldas de bebé não podem entrar na declaração de IRS a título de despesas de saúde!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Validade do Açúcar

Estava eu hoje a atender uma cliente, jovem, entre os vinte e poucos anos. Era uma compra pequena, e entre os poucos produtos que levava tinha uma caixa de pacotinhos de açúcar.
Vira-se para mim e disse:
"Oh menina, diga-me lá qual é a validade deste açúcar!"

Mas disse isto com cara de "eu-estive-à-procura-e-não-encontrei-e-senão-tiver-ou-estiver-fora-de-validade-eu-já-vos(Modelo)-apanho".
E vai daí eu respondo:
"A validade?? Não tem!"

E diz a cliente:
"Não tem???"

"Peço desculpa, expliquei-me mal. Tem validade, mas é ilimitada."
Explico eu.
Levanto a caixa e mostro à cliente onde diz "Validade: Ilimitada"
"Ah, obrigada."
Responde-me a cliente que ficou com a cara de "para-a-próxima-que-eu-me-quiser-armar-em-inteligente-é-melhor-informar-me-como-deve-ser-para-não-voltar-a-passar-por-parva."
E é por estas e por outras que eu até gosto de trabalhar no Modelo. Apanhar aquelas pessoas todas donas de si e no fim vai-se a ver quem tem razão é o "imbecil do funcionário".
É pá gosto!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Paus para Brochettes"

fun-mode-on
Andava eu a colocar preços nos check outs e vem uma cliente que já estava na caixa de uma colega minha perguntar-me se tínhamos "paus para fazer brochettes". Uma emigrante, pois claro.
A minha primeira reacção foi rir-me, mas tentei fazer cara de séria e perguntei novamente o que realmente a cliente precisava. E continuava ela:
"Está a ver, são aqueles paus para fazer brochettes".
A tentar segurar o riso, pergunto à minha colega se sabe o que quer dizer "brochettes" e ela diz-me que não, quase a desmanchar-se de riso.
Peço desculpa à cliente e digo que não sei ao que se está a referir e continua ela:
"Aqueles paus compridos para brochettes, que são afiados."

A única coisa que me veio à cabeça foi perguntar à cliente se se estava a referir aos palitos de espetadas. E diz-me ela toda aliviada por ouvir a palavra em português:
"Sim menina. É mesmo isso, espetadas."

Digo à cliente para aguardar um bocadinho enquanto ia verificar se tínhamos. E lá fui eu a rir-me o caminho todo que nem uma perdida buscar os palitos para espetadas, os clientes que passavam por mim deviam pensar que eu estava tolinha por me estar a rir sozinha quase às gargalhadas.
Chego perto da cliente entrego-lhe a embalagem com os palitos e pergunto-lhe se era aquilo que queria.
Diz-me que sim, agradece-me e vai à vidinha dela.
Enquanto eu e a minha colega ficamos a rir às gargalhadas da pergunta da cliente.

Sacos térmicos

funfacts

Os clientes só aceitam os sacos térmicos que oferecemos, quando chegamos àquela em parte que dizemos que são grátis.

" -Quer um saco térmico para levar os congelados?
-Ohh menina não é preciso, a viagem é rápida.
-Mas é grátis.
-Ahh, sendo assim até agradeço."

Na boca dos colaboradores…

imageA hora do almoço na área social é fantástica para sabermos algumas curiosidades e situações caricatas com os cliente, como explicou uma colega da charcutaria.

Segundo ela uma cliente perguntou-lho muito educadamente se tinham Mustela.

Esta prontificou-se a acompanhar a cliente até à zona do DPH  para ver se efectivamente tinhamos o produto. Enquanto a colega procurava a cliente interpela-a e diz:

image-Oh menina, não me parece que a Mustela esteja aqui, deve estar junto da marmelada e outras coisas para barrar no pão.

 

Imaginem a situação da colaboradora quando se apercebeu que afinal a cliente procurava Nutella e não Mustela!

Preços

funfacts

Os clientes vêem sempre o preço que mais lhe convêm. Mesmo que o preço certo esteja escrito em letras gordas e com setas a apontar.

sábado, 22 de agosto de 2009

Caixa expresso

Aqui há dias estava eu muito concentrada a fazer o meu trabalho quando de repente ouço algo:

Cliente (arrogante): Ptssss. Ó menina qual é a “caixapresso”??

Eu: Desculpe? Não entendi.

Cliente (ainda mais arrogante): Ó MENINA a caixa expresso, aquela para poucas unidades.

Eu: Ahh, sim. Desculpe, mas não temos!!

Cliente: Não há?? Como é que não há?

Eu: Não há.

Cliente: E então onde eu registo estas coisas??  Só tenho isto, duas coisas, não vou ficar muito tempo há espera!!

Eu (sorriso SONAE): Pois, tem que aguardar um bocadinho!

Cliente: Era o que faltava, não levo nada. Acabou.

Olho para as caixas e vejo algumas atrás de mim mesmo quase a acabar de atender os clientes que tinham. Não podia ter ido para uma daquelas?? Custava muito esperar 2 minutos?

Uma das coisas à qual estou bastante grata à minha chefe, foi o facto de ter mandado retirar  da caixa a placa “até 10 unidades”. Porque, agora até podemos não ter, mas já tivemos e dava sempre confusão. Porque a caixa era até 10 unidades, mas não era exclusiva. Logo se não tivessemos clientes com poucos artigos tinhamos que atender carrinhos cheios. E mal começavamos a atender os carrinhos chegavam clientes com poucos artigos e era reclamação na certa.

Assim não, com muitos ou poucos artigos, aguardam todos a sua vez. E nem é assim tanto tempo.

A dentadura!

fun-mode-on

Certamente, em várias circunstancias das vossas vidas, vos aconteceram situações hilariantes e deprimentes. Pois bem, é nesta categoria “Fun Mode On” que essas histórias vão ser contadas.

Acreditem que já são tantas que até tenho medo de me esquecer… É que às vezes os clientes conseguem ser uns verdadeiros “trolls”!

Isto aconteceu-me quando eu ainda era um mero pupilo e estava a aprender as manhas de ser operador de caixa! Bip Bip Bip -“Huuuu…” pensava eu, que coisa fixe.

Nisto vem um cliente, com uma certa idade, e uma atitude estranhamente retardada. (Mal sabia eu que era cliente habitual e até gostou de mim… -.-) Registei todas as suas compras e no final, envergonhadamente (por ser das primeiras vezes) pergunto:

-Tem cartão modelo?

Responde o velhote:

-Hã? O quê?

-Cartão Modelo tem??

-Naann, para qué que serbe?

(neste momento eu só pensava que o cliente sabia que estava a aprender e estava a testar-me)

-Todos podem aderir, é gratis. E por cada 500€ em compras ganha 5€ para descontar no dia seguinte, e sempre que comprar produtos com desconto também acumula no cartão.

-Haaaaaaammmmmmmmm

(neste momento fiquei expectante a olhar para o cliente na esperança de ele demonstrar que tinha percebido algo da minha lengalenga anteriormente decorada)

-Muahahahahahahhahaha (Nisto o cliente manda uma gargalhada maquiavélica como eu nunca tinha visto e o inevitável acontece, eu e a colega que me estava a dar formação também nos começamos a rir)

-MUHAHAHAHAHAHAHAH (O homem não parava de se rir) – AI ÉEEEEE! MAHAHAHAHAHAH!

Aquilo foi uma situação tal que eu não me conseguia controlar, segundo dia em caixa, ainda em formação e algo tão insólito a acontecer-me… Até eu não podia parar de rir!

Após isto o cliente ri-se ainda mais alto e algo absolutamente inesperado acontece. A dentadura da pobre criatura começa a abanar energicamente enquanto este, com a boca totalmente escancarada, gargalhava desconsoladamente.

Conclusão, a minha formadora foge e vai para o meio do corredor das fraldas rir, eu como não podia sair, fiquei ali, sozinho, a chorar (literalmente) de tanto me rir.

Quem não achou piada foram os clientes que estavam na fila à espera, esses ouviram as gargalhadas, mas até lhes dou um desconto… é que não viram a dentadura! xD

 

FUN MODE OFF

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cartão Modelo vs Cartão Multibanco

Como é possível ter mais dinheiro no Cartão Modelo do que no cartão multibanco??

Alguém me explica?? Ninguém?? Pois eu também não percebo.

Então perguntamos se quer descontar do Cartão Modelo para pagar a conta. Ui, isso é que não, gastar o dinheirinho do Cartão é que não. Mais vale pedir emprestado ao vizinho do que descontar do Cartão Modelo.

Se o Cartão Modelo desse para utilizar em outros locais, mas não. Só no Continente e no Modelo é que os descontos acumulados valem realmente dinheiro. "Por acaso" até está no Modelo, e por "outro acaso" não tem dinheiro para pagar a conta, então porque não descontar do Cartão Modelo??

Se o cliente tivesse pouco saldo no Cartão Modelo e não chegasse para o valor total da compra, entendia que não valesse a pena descontar. Ou se o Cartão tivesse dinheiro suficiente para pagar a conta mas o cartão multibanco até funciona, eu ainda compreendia melhor.

Agora neste caso, não. O cartão multibanco não tem dinheiro, o que era exactamente este caso porque o próprio do cliente disse, então pede-se ao vizinho. Ou então se não houver vizinho, deixam-se as compras.

Descontar do Cartão Modelo?? É que nem pensar!!!

‘ta parvos!!

P.S.: Um esclarecimento:

Não. Nunca na vossa vidinha vão conseguir juntar dinheiro com o Cartão Modelo para comprar um supermercado Modelo ao "Ti Belmiro". Portanto, deixem-se dessas piadas, a sério!!

Fun Facts

funfacts

  1. Cerca de 80% dos clientes, quando um produto não passa no scanner e nos vêm a esbracejar com o produto dizem: –“Oh menino! Não passa é de graça!” (Queriam eles humpf..)
  2. Provavelmente apenas 5% dos clientes se oferece para nos ajudar a ensacar. E desses 5%, 99% são estrangeiros. Sim porque lá são eles que ensacam!
  3. Quase sempre que deixamos sacos abertos em cima da caixa, o cliente puxa para si rapidamente para ver se é seu, depois atira de volta e diz –“Ah, é só um saco”

E aí vai dinheiro

Se há coisa que me mexe com os nervos é estarmos na caixa à espera do dinheiro do cliente de mão estendida e sorriso SONAE no rosto e vai daí ele atira o dinheiro para cima da caixa e às vezes até com um olhar de desdém. Mas então para que é que tínhamos a mão estendida? Não era para pedir uma esmola com certeza.
Custa muito dar-nos o dinheiro na mão? Está bem que ninguém gosta de pagar pelas coisas, mas tem mesmo que ser, então porque não facilitar? É que atitudes dessas só nos fazem perder tempo, tanto para nós como para os próprios clientes.
Qualquer dia pego no troco desses tais clientes e atiro-o assim para cima da caixa em vez de dar discriminado na mãozinha, a ver se gostam.
Mal agradecidos.

P.S.: Tudo o que eu escrever neste blog NÃO é para generalizar, porque se há alguma coisa que NÃO se pode fazer neste trabalho é generalizar. Nem para o bom, nem para o mau.
O que eu escrever será sobre clientes específicos e situações pontuais. Portanto não levem a peito, e não me venham dizer que nem todos os clientes são assim, porque eu sei muito bem que não são.

A minha apresentação!

Ela.
Tem 22 anos.
Trabalha no Modelo há quase 4.
É “caixa de supermercado” ou como gosta de dizer, mas não diz porque dá muito trabalho, “Operadora de Loja no departamento de Caixas”.
Se há coisa que a irrita são as pessoas mal-educadas que se acham donas e senhoras da razão absoluta. Crianças birrentas e mimadas também a tiram do sério.
O que mais gosta a Equipa Modelo e os grandes amigos que lá tem.


ela

A minha apresentação!

Olá! Este recentemente criado blog vem pura e simplesmente para falar de algo que tanto para mim como para a “Ela” faz parte do nosso dia a dia. Uma espécie de diário retorcido, com pitadas de sarcasmo e bom humor, da vida de (para já) de dois operadores de caixa. Onde, onde?? Sim, no Modelo.

Acreditem ou não, diariamente acontecem-nos cenas tristes e complicadas. Uma das coisas que digo quando dou formação a novos operadores de caixa é: “preparem-se porque aqui acontece de tudo”.

Desde clientes que nos gritam até aqueles que nos elogiam, os que roubam e os que são melhores que os seguranças, os que nos fazem rir e os que nos fazem chorar…

E o que se faz quando acontecem demasiadas coisas?

Bem, eu e a Ela decidimos escrever… Eu na minha perspectiva, ela na d’ela, as vezes na dos dois…

Espero que gostem (tanto ou mais que nós) :D

ele