sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Moedas

Os clientes pagarem o valor total das compras em moedas não é nada que me chateie, mas claro, demora sempre mais tempo a efectuar o pagamento e os que estão à espera não gostam. Nesses 5 minutos em que estamos a contar as moedas, já podíamos ter atendido 3 ou 4 clientes, mas se temos mesmo que contar, os clientes seguintes têm que esperar.
Hoje atendi um senhor que pagou o valor total das compras, cerca de 17€, em moedas. Moedas de 20, 5 e 2 cêntimos e de 1 cêntimo. Vinham todas separadas e contadas, mas claro que nós temos que confirmar. Contei, confirmei, o cliente fez o pagamento e foi à vidinha dele.
Mal o senhor das moedas foi embora, os clientes seguintes começaram a dizer:
"Ó menina, isto não tem jeito nenhum, deviam ir "destrocar"* o dinheiro no balcão de informação e depois é que vinham fazer compras. Só fazem os outros clientes perder tempo."
E eu explicava: "Pois, mas os clientes é que sabem de que forma é que querem fazer o pagamento."
E dizia outro cliente: "Se me pagassem em moedas assim pequenas eu não aceitava."
E eu voltava a explicar: "Mas as moedas também são dinheiro e nós temos que aceitar, nem que fossem só de 1 cêntimo**."
E lá dizia o cliente:"Pois menina, mas não devia ser assim."
Chega a vez de atender esse senhor e o valor da compra são quase 12€ e o que o senhor faz??
Vira a carteira em cima da caixa, espalha as moedas todas e diz: "Tire daqui menina."
Quer dizer, resmunga, reclama, diz que se fosse com ele não aceitava as moedas e no fim faz pior.
Agora digam-me, o que tinham vontade de fazer a pessoas assim?? Humm??
Eu tenho algumas ideias!!

*
"Destrocar" - Muitos portugueses utilizam erradamente a expressão "destrocar dinheiro". Ora, destrocar significa desfazer uma troca, logo tal frase não faz sentido. Assim, a única forma correcta é a expressão "trocar dinheiro".

** Não se ponham com ideias!!

Sem comentários: