quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Guerra Fria…

image

Boas!!

Hoje vou fazer um post diferente de todos os outros.

Não é que eu goste de criticar (nahhh só um pouquinho) mas hoje li algo que me irritou mesmo mesmo mesmo muito!

Geralmente não falo acerca de outras superfícies, primeiro porque não frequento regularmente, segundo porque acho pouco ético visto que não conheço “behind the doors”…

Mas aqui vai… A Ela inocentemente mostrou-me um blog, sobre o Lidl, e eu até estava a gostar de o ler, por ser bem ao estilo do TCM, até que encontrei um post que, digamos, ficou-me atravessado na garganta.

Podem vê-lo aqui!

Eu acredito realmente que existem muitos profissionais por aí fora, em várias empresas, incluindo as de venda e retalho. Pena que muitos deles estão mal enquadrados, em equipas pouco eficientes e que deixam muito a desejar. Eu não estou a falar em em específico da equipa com quem trabalho, acreditem que é excelente, e pelo relato do “Gola Amarela”, administrador do “Merdas do Lidl 2”, acredito que também ele tem uma equipa fantástica.

Ora é precisamente aí que ele falha no post. Obviamente a pessoa “anónima” que fez esse comentário teve uma atitude muito reprovável, mas também não vamos generalizar. Assim como podem haver equipas pouco competentes a trabalhar num Modelo/Continente de um determinado local, pode o mesmo acontecer com o Lidl. Sim eu posso mesmo constatar isso.

Muitas vezes já falamos aqui no TCM que os clientes fartam-se de reclamar das filas. Mas eu não estou a falar de filas só com uma ou duas caixas abertas, estou a falar de filas com as 12 caixas abertas!

O mais estranho é que relativamente perto do Modelo existe um Minipreço e mais longe um Lidl. Em ambos, com apenas uma caixa aberta e filas a atravessar a loja, os clientes nem se atrevem a reclamar, isto pela cara de poucos amigos que os operadores mandam aos clientes. Isto é verdade! Não estou apenas a tentar defender a imagem da Sonae! Eu próprio admito que existem lojas Modelo em que o atendimento deixa muito a desejar! Mas só por causa de um comentário imbecil não vamos generalizar!

Citando de um comentário escrito pelo “Gola Amarela”: “eh pah la estão eles com merdices... Todas as lojas são diferentes.” Pois, todas são diferentes, tanto as do Lidl como as do Modelo.

Agora prestando atenção aos detalhes:

É, já me aconteceu mais que 1 vez no Continente de Matosinhos eu perguntar a localização de uma artigo e me responderem: " Não sei bem, mas veja mais ali em baixo se temos.", ou "Pergunte à colega da secção 324/43 onde fica porque eu não sei".

E no Lidl o mesmo (no que me refiro acima, atenção, não estou a generalizar)! E então quando vem uma cara de “tas-aqui-tas-a-levar” a acompanhar…

Mas estranhamente o mesmo sucede no Modelo... i wonder why..? Sendo uma superfície semelhante à nossa e com o dobro dos funcionários porquê tantas filas nas caixas?

Mais uma vez, no meu local de trabalho tal não é permitido, máximo 4 clientes à espera incluindo o que está a ser atendido sendo as caixas abertas sucessivamente até não haver mais pessoal disponível ou estarem todas abertas! See…

porque é que eu pergunto onde estão as batatas e m dizem para ir perguntar à colega porque aquela não é a "secção" dela.

Pronto, se isto realmente aconteceu é muita incompetência por parte trabalhador em questão! Nós sempre fomos instruídos a acompanhar o cliente até ao produto que deseja, e não é assim tão complicado…

A culpa é vossa? Talvez não.. Provavelmente é da formação que vos dão e que parte da filosofia da empresa.

Se estes erros acontecem os culpados são quem os comete. Certamente não é falta de formação ou parte da filosofia da empresa. Se fosse essa a filosofia certamente a Sonae não seria o que é…

aqui ensinam-nos a ser rápidos mas ao mesmo tempo a servir o cliente, por mais que este às vezes nos tire do sério, tentar fazer com que ele vá embora satisfeito e esclarecido.

Só tenho uma coisa a dizer: ATENDIMENTO SONAE! Dispenso comentários, quem sabe o que realmente é está satisfeito…

Agora podes é ir chamar leproso ao Sr. Belmiro que essa connosco não cola. Vocês é que parecem que têm ovos nos sovacos...

Non taken!

Pssst.... um segredo para vocês, a nós dizem-nos que vocês são lentos e que até se passam com o tempo que perdem na caixa... o.O. Mongas.....

Pssst… e quando é que em cliente não critica? A prova é que falam mal de vocês aqui, e mal de nós no Lidl!

Desculpem lá o MEEEEEEEGA post, mas tinha que arrancar isto que me estava atravessado. Só, basicamente, para dizer que nunca, MAS NUNCA, se deve generalizar quando estamos a falar de milhares de colaboradores, cada um é como é, cada um é eficiente à sua maneira (ou não)… Eu tenho orgulho no operador que sou, e é isso que venho defender!

2 comentários:

Lupa disse...

Pois realmente não conhecia este blog do Lidl... Porque será que há sempre a tendência nas pessoas para generalizar? Se um operador não respondeu á altura naquele momento, a empresa é logo intitulada de incompetente? Outra coisa os clientes também gostam de fazer queixas da concorrência, muitas vezes só para verem como nós reagimos...

Ana santos disse...

Tal como no lidl nao são todos os funcionários que são "mal encarados" para com os clientes, por isso nao generalizem. Mas trabalhar numa loja com dimensões por vezes semelhantes as do Modelo com metade ou menos dos funcionários (ja cheguei a tar sozinha na caixa, apenas com mais uma chefia, sem ter empregadas de limpeza á disposição), têm de admitir, é dose. Não é de estranhar por isso, que por vezes lá se encontre um funcionário mais ranhoso. Tal como voces, nós também temos regras em relação ao numero máximo de clientes por fila que são 3, e temos ordens expressas para cumprir isso, se encontrarem filas no lidl, acreditem: nao temos mais funcionários disponiveis. Mas é preferivel assim, uma vez que a lidl recompensa cada funciório que valha por dois...
Cada superficie tem o seu próprio metodo de trabalho, não é pior nem melhor, ha quem goste de rapidez no atendimento, ha quem goste de calma.. cumprimentos