sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Regresso às Aulas

A compra do material escolar é coisinha para nos dar dor de cabeça.
E porquê?
Porque há sempre aqueles clientes que nos tentam enganar e isso não é nada agradável.
As mochilas, as pastas, as bolsas, as lancheiras são coisas que se não nos pusermos atentas(os) vai cheia de material escolar de "oferta". E quando as abrimos e verificamos que por acaso tem outras coisas lá dentro as desculpas que nos dão são sempre muito originais.
"Ahh menina, acho que isso é oferta!"- [Oferta?? Isto tudo? Onde é que dizia isso? Não quer pagar, não leva.]
"Ai menina, nunca mais me lembrei que tinha isso dentro da mochila!" - [Não se preocupe que eu lembro-me por si.]
"Desculpe lá menina, o miúdo pôs isso dentro da mochila." - [Será que foi mesmo o miúdo?]
E outras tantas.

Depois é quando nos dizem que as coisas custam “X” mas na caixa passam a “Y” e pedimos para confirmar e afinal custam mesmo ” Y”, ou os clientes viram mal ou alguém trocou de lugar. Entendo que nesta altura as crianças mexam e queiram ver, e não coloquem novamente no lugar correcto. Mas muitas vezes são os clientes que fazem de propósito, para ver se passa pelo preço mais baixo. [Era bom, não era?]

E claro as facturas, que isto vai tudo para declarar no IRS nas despesas com a educação.
Pedimos o número de contribuinte e:
“É preciso o número de contribuinte?” perguntam-nos muito admirados. [Claro que não, eu é que sou parva e apeteceu-me pedir o número contribuinte, o que eu quero mesmo é o seu número de telemóvel!! ]
Óbvio que é preciso o número de contribuinte, parece que nunca pediram factura. E fazem isto todos os anos!!
O que vale é que o regresso às aulas só acontece uma vez por ano!!

Curiosidade: Nomes pelos quais a "Factura" é conhecida.
Recibo, papel para o IRS, talão para IRS, recibinho, etcetera, etcetera...

Sem comentários: