domingo, 30 de agosto de 2009

Factura das Fraldas

Estava eu em caixa a atender uma senhora, quando ela me disse para parar a conta porque aqueles produtos eram à parte e queria factura. Os produtos a que ela se referia eram duas embalagens de fraldas Dodot, como ainda tinha um pacote de toalhitas Dodot perto eu estava na dúvida e perguntei se as toalhitas também eram para factura.
E a cliente pergunta-me: “Mas as toalhitas também dão para meter no IRS?”
E eu respondi que não, mas não sabia que a senhora queria a factura para IRS, e disse mais para mim do que para a cliente que as fraldas também não entravam.
Mas a cliente ouviu e “quase” que me batia [boa Ela “fizeste-a bonita”, pensei para mim].
E foi ver a cliente a dizer: “Parece que é parva, toda a gente pede factura e não dá para o IRS. Se não desse para o IRS, ninguém pedia factura.”
E eu lá tentava explicar com a simpatia SONAE: “Do que eu tenho conhecimento, as fraldas não entram para o IRS. Mas eu passo a factura na mesma.”
Porque eu nunca me recusei a passar a factura.
E a cliente insistia: “Mas toda a gente pede factura e não dá para o IRS, se não desse não pediam.”
E eu continuava: “Porque podem não ter conhecimento disso…” eu ainda ia acrescentar “… como a senhora não tem.” Mas pensei melhor e não disse nada, senão era dessa que me batia.
Passei a factura e a cliente foi-se embora, ainda a resmungar que se não desse para o IRS, ninguém pedia a factura.
E eu só pensava para mim: {Meta a factura no IRS, que eu vou ali às finanças dizer para a inspeccionarem “aleatoriamente” e fazerem-na pagar uma multa por declarar despesas que não entram no IRS. E parva… é a senhora}.
Esclarecimento: As despesas com fraldas de bebé não podem entrar na declaração de IRS a título de despesas de saúde!

2 comentários:

Sousa disse...

Onde é que tirou o seu curso de fiscalidade?

ELA disse...

E porque quer saber onde tirei o meu curso de Fiscalidade?
É preciso curso de Fiscalidade para saber o que é ou não dedútivel no IRS?