domingo, 6 de dezembro de 2009

Passar dos limites

Quando existem aquelas promoções de artigos com 50% de desconto em Cartão Modelo é frequente esses artigos terem limite de quantidade por cliente. Nós até podemos não saber se esses artigos têm limite ou não, mas o próprio POS (caixa) avisa se a venda está limitada ou não.
Mas há sempre aqueles clientes que não vêem os avisos, fingem que não vêem ou não querem mesmo ver.
Quando os clientes levam uma quantidade superior ao limite, dizemos que a venda está limitada e só podem levar "X" e a maior parte das vezes os clientes entendem, pedem desculpa por não ter visto o aviso e só levam a quantidade permitida. No entanto há sempre aqueles que armam um escândalo, que isto não tem jeito nenhum e que não tinha nada que ser assim, e por mais que expliquemos o porquê, que existe um decreto-lei* que permitem os supermercados fazer isso eles não entendem. E depois ainda há aqueles que sabem que os artigos têm limite mas ainda assim arranjam mil artimanhas para conseguirem levar o que querem. Levam a quantidade permitida e depois vão ao carro levar as compras e voltam a entrar e registam as compras noutra caixa. Obviamente que nós (caixas) não podemos fazer nada quanto a isso, a não ser avisar os chefes que o "X" cliente voltou a entrar para estarem de olho e ver o que ele leva. A segunda vez ainda passa a terceira já é mais difícil.
A coisa que mais me enerva é que pensam que podem fazer de nós totós, pensam que andamos a dormir.
Até podemos não conseguir evitar totalmente estas coisas. Mas a dormir?? Tss tss tss, não andámos.

*Procurei o decreto-lei mas não encontrei. Entretanto se encontrar colocarei aqui!!

3 comentários:

Nuno Lagoa disse...

Bem, se te puseres do lado do cliente também se pode argumentar: "mas o Modelo e o Continente estão a gozar comigo ou quê"? Para quê colocar entraves aos clientes colocando limites máximos do número de artigos que podem ser vendidos se tais regras podem tão facilmente ser ultrapassadas com uma segunda, terceira, e n-ésima visita?
Por isso é que é muito fácil a qualquer cliente fazer o que descreves aqui. É que não é o cliente que está a fazer de ti totó: tu é que estás a *tentar* (claramente sem sucesso) fazer dele um totó*. Topas? :-P
(Tu não: o Modelo e o Continente; mas sendo uma das poucas caras que o cliente vê quando vai à loja quem acaba por levar com as culpas são os operadores de caixas!)

Lelita disse...

Olá Nuno.
Sei perfeitamente que estas situações são perfeitamente contornáveis. Mesmo que os clientes não vão no mesmo dia, vão no dia a seguir, ou a outro Modelo/Continente. E nós não tentamos fazer os clientes passar por totós, estamos apenas a cumprir ordens. Não tens noção das vezes que os clientes pensam que a culpa é nossa de haver limites, chegam-nos a dizer que é má vontade dos operadores, que nós é que não queremos deixar passar os artigos. Simplesmente não entendem que estamos a cumprir ORDENS.

Nuno Lagoa disse...

De facto o problema é esse: vocês cumprem as ordens e são quem tem de dar as (más) notícias aos clientes: não podem levar mais do que X. Logo... logo é convosco que eles se chateiam...
E não me parece que algum dia isso se vá alterar. A vida é mesmo assim...