sábado, 13 de março de 2010

Caixa prioritária

Não gosto de lá estar. Não gosto!
A caixa prioritária, como diz o próprio nome, dá prioridade a grávidas, pessoas com crianças ao colo e a deficientes.
Só que muitas vezes dá problemas, principalmente em dias de muita confusão.
Porque nas filas, com os carrinhos das compras, os clientes, crianças e tudo e tudo nós não conseguimos ver se temos clientes grávidas a quem dar prioridade.
E depois quando chegam a vez de serem atendidas, reclamam, que deviam ter sido atendidas primeiro e que tinham o direito de passar à frente (não que não tenham razão, porque estão no direito delas).
Mas não custa nada chegar à nossa beira e dizer "Olhe menina, estou grávida, pode dar-me prioridade?" E nós, sim senhora, damos prioridade. Claro que informamos primeiro os clientes que estão à frente das senhoras grávidas, que a caixa é prioritária e têm que dar a vez. A maior parte dos clientes entendem e deixam passar, mas claro que há sempre aquele cliente que tem que ser do contra e faz um escândalo (não é sempre, mas ainda acontecem casos desses).
Muitas vezes as clientes grávidas nem querem passar à frente e esperam na fila, mesmo quando dizemos que têm prioridade.
E depois ainda há a situação ao contrário, que é, querermos dar prioridade a clientes que... não estão grávidas.
"Olhe desculpe, a senhora está grávida pode passar à frente." E diz a cliente: "Não menina, eu não estou grávida." Ao fim disto, ficamos envergonhadíssimas e só queremos um buraquinho para nos enfiar. Pedimos desculpa à senhora pelo constrangimento, que não dava para ver bem, que parecia por causa do casaco e coisas do género.
E ainda temos aqueles clientes que pensam que nos fazem de parvas e pegam ao colo os filhos com 5, 6 anos e querem passar à frente só porque a caixa diz que têm prioridade. Têm prioridade sim, mas clientes com bebés/crianças DE colo, não é com uns miúdos que já correm por todo o lado e podem muito bem estar no chão.
Sinceramente acho que se houvesse um pouco mais de ética e civismo os clientes davam prioridade a grávidas em todas as caixas e não seria necessário haver uma específica.
Quem sabe isto um dia muda.

5 comentários:

Nuno Lagoa disse...

Isso é fácil de resolver: basta acrescentar, na plaquinha informativa de caixa prioritária "Pf. informe o operador de caixa". uem não sabe ler... paciência...

ELA disse...

Olá Nuno. Isso ia-nos facilitar bastante a vida na caixa. Muitas vezes as clientes grávidas até parecem que têm medo de passar à frente, só para não terem que levar com os "olhares ameaçadores" dos outros clientes.

Nuno Lagoa disse...

Mas aí... que se há-de fazer? Se uma pessoa não sabe zelar pelos seus interesses quem mais poderá?

ELA disse...

Exactamente. Se fosse eu, queria lá saber. A caixa está lá, é para ser usada e quem não estiver bem que se mude. :D

FCC disse...

Bom dia,

Infelizmente as coisas não são bem assim!..

Estou grávida de 24 semanas, e este fim de semana dirigi-me ao supermercado continente, para fazer umas compras.
Como um direito que me assiste, e conforme as placas que lá estão, dirigi-me à caixa Prioritária.
Ao chegar, deparo-me com 3 outros clientes, entendam-se, não prioritários com grandes carros de compras. O meu marido desloca-se ao pé da funcionária e informa-lhe que estou grávida...
Qual o nosso espanto, quando a mesma nos diz que, sou EU/Cliente que tenho de informar aos outros clientes que estou grávida e que tenho prioridade... isto não faz qualquer sentido!.. É uma contrariedade!..
Voltei para a fila, esperei, desesperei, mostrei a minha insatisafção, e os clientes que estavam a minha frente perceberam perfeitamente que estava grávida e nem assim me cederam a prioridade - direito que me assiste - pelo que esta regra não faz sentido, sim regra, porque quando sai da fila, dirigi-me ao balcão para mostrar a minha insatisfação, e disseram que são as regras. Se a regra é esta, então não vejo lógica de terem uma fila para Grávidas, deficientes e idosos!!...

Já me dirigi a outras super/hipermercados, e quer eu tenha 1 ou 10 objectos, e me dirija a caixa prioritária, chamam-me logo..

Sou cliente assídua do Continente, mas realmente, se é assim que funciona, não tenciono lá voltar enquanto estiver grávida e com bébe de colo...