quarta-feira, 3 de março de 2010

Clientes

Quem lida com clientes diariamente sabe como é triste ter que aturar “aquele cliente” que se acha o dono da razão absoluta, universal, omnipotente e omnipresente sobre tudo e mais alguma coisa.
O desgraçado que criou a frase “O cliente tem sempre razão” provavelmente era uma pessoa que nunca deve ter experimentado o verdadeiro contacto com clientes. E se teve algum contacto com clientes provavelmente foi num desses países digamos que, mais civilizados.
Porque se ele tivesse conhecido o tipo de clientes que encontramos aqui, talvez tivesse que reformular a frase assim:
“Alguns clientes em algumas situações bem particulares às vezes têm algum tipo de razão”.
E esses clientes que reclamam sem razão, ainda usam todo o tipo de provocações e falta de educação quando estão a lidar com os empregados das empresas.
Sentem-se no direito de agir da forma que bem lhes apetece só porque estão a dar lucro à empresa e porque estamos a ser pagos. E ainda acreditam que os funcionários são obrigados a suportar a sua agressividade e a sua falta de educação.
O resultado é que as empresas acabam por dar formação aos funcionários para suportarem todo tipo de rebaixamentos, humilhações e até mesmo agressões morais e em alguns casos físicas, sem responder, sem poder dizer o que mereciam ouvir, respostas inteligentes e à altura. Mas não podemos e enquanto isso somos tratados como objectos, pedras, sacos de pancada.
Mas, tenho que admitir que também existem clientes conscientes*. E este tipo de clientes consegue ver todo o esforço, empenho e dedicação que fazemos para atende-los.
Sempre gratos pelo tempo, simpatia e profissionalismo que reservamos para os atender.
É aquele que entende que somos todos Seres Humanos e que estamos a trabalhar.

*Estes clientes merecem destaque :)

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