domingo, 7 de março de 2010

Arredonda - As reacções

As reacções à frase, "Deseja arredondar para ajudar as vítimas da Madeira?":
"Ó menina já ajudei ontem!"
"Para a terra daquele Alberto João Jardim não dou nada."
"E como eu sei que não é o Belmiro que fica com o dinheiro?"
"Menina já ajudei de outras formas!"
"Ainda vou pensar."
"Eu ajudava se tivesse a certeza que o dinheiro ia para lá."
"E quem me ajuda a mim?"
"Ai não posso, estou desempregada."
"Não!"
"O seu patrão já arredondou?"
"Olhe, arredonde."
"Pode ser."
E são estas a maior parte das reacções a esta iniciativa. Muitos clientes também só arredondam para deixar a conta certa ou para atingir os valores mínimos para receber/descontar vales.
A campanha "Juntos pela Madeira" continua até ao fim do mês. Se os clientes já não têm as melhores reacções e campanha ainda está no início, no fim do mês não sei como será!

6 comentários:

Alexander disse...

A minha resposta foi "Não". Um senhor que estava atrás de mim ficou com uma cara de eu não ter arredondado. Será que temos que dizer que sim só por vergonha?

ELA disse...

Olá Alexander :)
Acredita que há muitos clientes que dizem que sim só para não ficarem "mal vistos" à frente dos outros clientes.
Obrigada pela visita :D

Alexander disse...

Acredito muito bem que há muita gente que só por vergonha diz que sim. Imagino também os empregados quando são informados destas campanhas, devem logo pensar "lá vou eu ter que aturar mais uns chatos e ouvir mais umas bocas" É que acabam por não ganhar mais por perguntar aos clientes se querem arredondar ou não. Por isso é que me limito a duas respostas possíveis: "Sim" ou "Não" e ponto final.
E só um aparte: Enquanto que na Madeira, no 2º ou 3º dia já havia maquinas a limparem etc., no Haiti haviam pessoas ainda depois de umas semanas vivas debaixo dos escombros e não havia ajuda possível... Qual deles necessitaria de mais ajuda? A Madeira com inúmeras perdas materiais embora tenha morrido também gente, que é sempre de lamentar ou o Haiti, que é um dos mais pobres Países do Mundo e que tem o País ainda pior do que estava?

ELA disse...

É muito pertinente o teu aparte. Sou portuguesa e estou solidaria com a Madeira.
Sinto muito pelas perdas humanas e materiais, mas sei que se vão recuperar (perdas materiais) muito rapidamente. Já a situação do Haiti é muito mais delicada, mais grave e vão demorar muito mais tempo para se começarem a reerguer.
Outra coisa, Timor-Leste enviou para a Madeira 750 mil dólares. Mostrou uma generosidade superior, prestando um apoio que no passado lhes foi recusado.
Só acho que Timor-Leste sendo um dos países mais pobres do mundo não deveria desviar do seu povo 556 mil euros para ajudar a manter o bom nível de vida de uma Região que se apresenta com indicadores que a deixam como uma das mais ricas da União Europeia.

Ana_Be' disse...

Pois eu recebi alguns "Nao" mas tambem recebi uns "sim" e algumas pessoas deram mais do q aqeles centimos.

Nuno Lagoa disse...

Uma coisa não exclui a outra. Podem perfeitamente contribuir para o Haiti *E* para a Madeira? Onde é que está escrito que são coisas mutuamente exclusivas?
Sinceramente...