quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ah bah oui!

Porque é que os emigrantes* quando vão às compras ao Modelo falam para nós em francês (estou a falar daqueles que estão a morar em França, Luxemburgo, Corsega e afins)??
Hein?? Ainda não se aperceberam que estão em Portugal, não??
Não que eu não perceba o que eles me estão a dizer, que percebo; "Ne pas de sac", "Carte Modelo", "Payer avec carte"...
Mas se são portugueses, estão em Portugal e até estão a falar com portugueses não tem mais lógica falar em PORTUGUÊS??
Tem, não tem?

Depois há alturas em que uma pessoa não sabe se são emigrantes ou se são mesmo franceses, e como a minha pessoa a falar inglês até se safa, mas francês "está quieto", para conseguir explicar certas coisas aos clientes franceses (que no final vai-se a ver são emigrantes) vai de fazer gestos, apontar para o ecrã para dizer qual é o total, apontar para o pin pad para colocar o cartão multibanco e coisas do género. No fim da conta "Merci, au revoir", e quando estão a ir embora ouço-os a falar entre eles em português, aí eu fico cega.
Uma pessoa a querer dar um atendimento SONAE e os senhores(as) emigrantes* chiques a falar em francês, quando podiam muito bem falar em português e facilitar-nos a vida.

[Ai, e o que eu gosto de ouvir um "Jean Pierre vien ici ou levas uma chapada." ou "Diz obrigado à la dame." ou um "C'est bon? Está tudo? Merci."?? Fico arrepiadinha por ouvir estas pérolas. É uma emoção só!!]

*Nem todos, mas muitos.

3 comentários:

Nuno Lagoa disse...

Isso resolve-se: falas em Português com P grande com toda a gente. Quem quiser que entenda e quem não quiser que não entenda.
Parece antipático, mas a verdade é que é o que se faz em muitos outros países que se dizem civilizados e não consta que se dêm mal assim.
E quem não quiser... não se queixe.

ELA disse...

Olá Nuno.
Geralmente é o que eu faço, mas às vezes tem que ser por gestos quando alguns turistas não entendem.
Acho ridículo é quando são emigrantes portugueses, e falam para nós em francês ou em qualquer outra língua.
Obrigada pela visita. :)

Nuno Lagoa disse...

ELA: nada de gestos!
Falas em Português de Camões bem claro. Se não perceberem, continuas a falar em Português de Camões e quando muito falas mais alto.
Gestos? Eles que o façam.
Novamente: todos os outros países civilizados fazem assim e não consta que fiquem mais pobres por isto...